PPG Geo

A formação de professores tem ocupado um espaço de destaque no debate acadêmico e institucional no Brasil. Pesquisas, programas e políticas apontam alguns dos embates enfrentados nesta importante área e propõem medidas destinadas à adequação das condições institucionais para a melhoria da qualidade na formação docente. Num diálogo nem sempre objetivo com a realidade do espaço escolar e da sociedade em geral, algumas das decisões implementadas acabam por ampliar o desinteresse pela profissão docente na escola básica, realidade experimentada nos mais diferentes campos disciplinares em todo o país. Considerando o papel central destes professores para a formação de crianças, jovens e adultos e os embates entre as condições institucionais para a formação de professores e a realidade escolar no país, apresenta-se esta proposta de pesquisa que tem como objeto principal de interesse a licenciatura em Geografia em sua relação com a escola básica. A partir destas reflexões, emergiu algumas questões principais base para a proposição deste projeto de pesquisa e para a criação do Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino da Geografia, NECPEG. Se a resistência e a resignação dos graduandos em Geografia estão relacionadas à desvalorização da profissão docente no Brasil, como justificar a opção por uma graduação cujo mercado de trabalho tem se concentrado historicamente no magistério? Ações destinadas à valorização da profissão docente teriam efeito sobre a mudança no comportamento dos licenciados, entre os resistentes e os resignados? Se as escolhas de alguns destes jovens têm relação com o desprestígio social da Geografia, condição que não nasceu com a ciência, que limites se colocam á transposição da visão crítica de mundo, construída, em parte, nas aulas de Geografia, à promoção das vidas pessoais e da vida social destes jovens? Trata-se de uma questão de seleção de conteúdos? De opções metodológicas? De desconexão entre teoria e prática? As respostas a estas questões requerem um longo trajeto de pesquisas que, apoiado numa perspectiva teórica e metodológica e na proposição de linhas de intervenção, nos leve a elaboração e experimentação de propostas inovadoras, não necessariamente novas, de ensino-aprendizagem que possam contribuir para a mudança de status da Geografia. Tomando este propósito como norte, propomos como objetivo principal para o escopo desta pesquisa a análise do papel do conhecimento produzido pela ciência geográfica para a formação do cidadão ativo e participativo, consideradas as suas conexões com o espaço escolar.