Apresenta as imagens fotográficas da exposição artística que inaugurou a Galeria itinerante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2 a 20 de dezembro de 2019. As fotografias contidas no catálogo foram coletadas em incursões a campo de pesquisa homônima, coordenada pelo professor do Instituto de Geografia da UERJ Glaucio Marafon. As imagens retratam a produção agrícola de base familiar, ainda que em tempos de modernização do campo, presentes nas plantações de flores e em hortigranjeiros do interior rural do estado do Rio de Janeiro. As fotos apresentadas constituem flagrantes da vida rural, cujo cotidiano muitas vezes é desconhecido pelos moradores das metrópoles. Resultado de mais de 20 anos de pesquisa, a publicação realça esse aspecto artístico e de beleza, encontrado na natureza em regiões do estado do Rio; e que também faz parte da experiência dos grupos de pesquisa com trabalho de campo.