O presente trabalho tem como objetivo discutir a construção do saber geográfico escolar no âmbito do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), considerando as práticas curriculares construídas pelos docentes (1996 -2014), inclusive materializadas na forma de livro que possui como característica distintiva o uso de textos acadêmicos com discentes da Educação Básica, notadamente, de ensino médio. Para desenvolver a pesquisa em questão, procedemos avaliando o livro supracitado e entrevistando os docentes de Geografia do CAp-UFRJ. Em termos de resultado, temos a sistematização das estratégias que dão sentido escolar aos textos acadêmicos, angariando ao mesmo uma pertinência de uso no espaço escolar. Toda a pesquisa se desenvolveu entre o biênio 2012-2013, na modalidade de Mestrado, realizado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.