A formação de professores no Brasil é um dos principais pontos que devem emergir na relação Academia e Escolas básicas para a ressignificação desse profissional, em muito âmbitos. A escola continua fragmentada 20 anos após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira de 1996, muito por conta de os cursos universitários manterem uma formação de profissionais 'em caixinhas', apesar de alguma melhora na relação entre os bacharéis e licenciaturas. Nesse sentido, ao adentrar o mundo do trabalho docente, os novos professores precisam ter em mente algumas questões que ainda são tratadas de forma dicotômica e que precisam ser definitivamente internalizadas pelas instituições e tratadas para que se evite, definitivamente, o mal estar docente tão comum ainda nos ambientes escolares.