Nos últimos anos, a formação docente vem se destacando no cenário das políticas públicas educacionais articulando-se à ideia de que o professor exerce papel fundamental na melhoria da qualidade do ensino em nosso país. Diante deste contexto, foi criado, em 2007, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem como objetivo incentivar e valorizar a formação de professores para atuar na educação básica. Dada a amplitude e o reconhecido impacto deste Programa, selecionamos o PIBID/PUC-Rio, em particular o Subprojeto de Geografia, como objeto de estudo desta pesquisa, buscando encontrar respostas para uma importante questão: Como a experiência formativa proporcionada pelo PIBID tem colaborado para superar o desencontro entre formação, inovação e educação geográfica? Nossa pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e os limites do PIBID/PUC-Rio na formação de professores de Geografia para a educação básica. Apoiamo-nos, principalmente, na proposta analítico-pedagógica denominada “Ciclo de Políticas” e nos relatos de experiências dos diferentes sujeitos envolvidos no Subprojeto de Geografia (bolsistas e ex-bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área), obtidos através da realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados nos encaminham para observações relacionadas à reaproximação da universidade com a escola, promovendo a troca dos diferentes saberes que envolvem a formação docente e a renovação das estratégias didático-pedagógicas no ensino da Geografia, proporcionado aos estudantes das escolas públicas experiências de aprendizagem mais significativas. Acreditamos que o contexto de resultados apresentados por essa pesquisa possa contribuir no desenvolvimento de experiências futuras dedicadas à formação de professores de Geografia da PUC-Rio.